Cidade da Gente


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Cidade da Gente

Era uma Vez

Ó Curitiba nossa tribo salve salve

Salve-se vai começar

Ó Curitiba nossa tribo salve salve

A grande maçaroca divertida e exemplar

Do livro escolar com o velho dito popular

Do ouvido que nos pareceu ser mais que secula

Da conversa de bar com papo de bilhar

Barbeiro motorista vigarista ou luminar

E para acompanhar (o que é de praxe no lugar)

Nós temos testemunha ocular



Antes de 1693

Antes de pintar na boca o primeiro português

Da Silva ou Garcez

Crioulo ou genovês

Polaco ou francês

Pau-de-arara ou japonês

Já tinha começado a história: era uma vez

Do outro lado da BR-116

Ó Curitiba nossa tribo salve salve

Salvem-se todos vocês
Coré Etuba
Caminho Velho Itupava

Subia a Serra pelo Cadeado

Atravessava a Fazenda da Borda do Campo

Descansava no primeiro povoado

Bairro Alto Atuba Vilinha

Caminho Velho Itupava fim da linha

Caminho Velho Itupava

Seguiu mais tarde a trilha do cacique

Botou em pique um pinheirinho

Lança cruz e pelourinho

Até a sombra da matriz de pau-a-pique

Bairro Alto Atuba vilinha

Caminho Velho Itupava fim da linha

Periquito da Sorte

Como hoje se inaugura

Esse tempo de abertura

Para o povo do lugar

O meu rico diz de graça

Qual a sorte dessa praça

Pra quem quiser escutar



Haverá aqui moradores

De banquinhas de jornal

Entre tantos vendedores

De brilhantes de cristal

Muitas flores amarelas

Coisas de cartão postal

Procissões de várias velas

E cordões de carnaval



Vai se chamar Tiradentes

Nome de herói nacional

Vai se chamar Tiradentes

Bem em frente à catedral



Aqui vai estourar a Batalha do Pente

Aqui vai terminar a Corrida do Facho

Aqui vai discursar o Senhor Presidente

Aqui a Baronesa vai bulir com macho

Aqui Jaime Monteiro vai jogar bilhar

Dona Célia vai ter que esperar no portão

Todo mundo vem ver a charanga tocar

Quando o Adyr de Lima for tri-campeão

Vai passar tanto ônibus carro carroça

Tanta gente com fome à procura de abrigo

Muito nego de joelho levando uma coça

E vai ser uma barra até pra ser mendigo



Mas um dia uma moça

Vai cruzar toda essa praça

Pra lembrar que tudo passa

Como o circo e o matinê

E nem tudo é uma trapaça

Vale a pena achar graça

Da cidade que renasce

Como as flores do ipê

Garimpo

Todo o ouro deste mundo

É um fundo mergulho no rio Bariguí

É a roupa empilhada

Na beira da estrada

Mergulha, guri

Mergulha, guri



Onde anda este ouro?

Onde anda que eu nem vi?



Todo o ouro deste mundo

É a água que corre no rio Bariguí

Todo feito é façanha

À brinca ou à ganha

Aproveita, guri

Aproveita, guri



Onde anda este ouro?

Onde anda que eu nem vi?



Todo o ouro deste mundo

É a paina levinha do rio Bariguí

É um poema de seda

rondando a alameda

Empina, guri

Empina, guri



Onde andará o ouro?

Onde que eu me distraí?
Ó de casa
Ó de casa

Já vou apeando

Sou tropeiro dos pampas do sul

Trouxe a estrada

No casco do pingo

Uma história de amor na viola

Um fandango na ponta do pé



Os homens de couro

Partiram do sul

Nos rumos do norte

Deitaram a andar

Trouxeram a estrada

No rastro da tropa

A história bonita

No som da viola

Trouxeram progresso

Aos Campos Gerais

Pousada
Curitiba é casa amiga é cachaça

Bebida na venda do velho Romão

É a sede a cabaça

É a tropa que passa

Abrindo e fechando o portão



Curitiba é água fresca é bom vinho

Comida feitinha por mão de mulher

É a toalha de linho

É um banho é um pinho

Ponteando uma moda qualquer



Curitiba é cama pronta é porteira

Rangendo a noite inteira ao luar

É o caminho pra feira

É a moça faceira

Pedindo pra eu nada contar



Curitiba é um tropeiro refeito

Seguindo viagem pro norte ou pro sul

É abraço estreito

Saudade no peito

É um lenço bordado de azul

Não Passe dos Limites
Peguei na Riachuelo

A Ceci do Barigüi

Me agarrei no seu cabelo

Só acordei na Tibagi



Debaixo da Ponte Preta

Eu comi araticum

Ardeu mais que malagueta

Que tracei no Cajuru



Bem pra lá de Botiatuva

Me apaixonei por você

Vim de lá chupando uva

Desmaiei no Juvevê



Trotei no Campo da Bulha

Num dia de primavera

Logo chegou a patrulha

Disparei pro Tindicoera



Conheci mulher à beça

Na Fazenda do Uberaba

Tanta história que começa

Onde Curitiba acaba

Choro de Rua
Ao norte Curitiba vai à Bica do Campo

Ao sul até a Rua do Comércio ou da Entrada

A leste vai à Rua da Carioca

A oeste até a Rua da Ladeira e mais nada



Agora mesmo na Travessa das Casinhas

Alguém sorriu iluminando uma janela

Alguém parou pra ver o vôo das pombinhas

Que se assustaram com o barulho da tigela



Um moço desce pela Rua da Cadeia

A moça cruza todo o Pátio da Matriz

Ela procura quem conserte uma correia

Ele persegue uma famosa meretriz



Há um papagaio à Rua Nova do Saldanha
Que diz bom dia pras madames que ele vê

Na Rua Alegre tem um negro que apanha

Rua Fechada está com cheiro de dendê



Uma carroça pára na Rua das Flores

Pra deixar lenha gelo e outras coisas mais

E dá pra ouvir a calma voz de dois senhores

A comentar as mais incríveis bacanais



Pintou tumulto perto do Largo da Ponte

Um vem dançando pela Rua do Rosário

O presidente diz que tropeçou num monte

Quando com pressa procurava o boticário



Um guaipeca late na Rua do Louro

E na da Ordem agora mesmo alguém nasceu

Rua do Fogo uma vaca e um touro

Estão curtindo a maior lua-de-mel



Ao norte Curitiba vai à Bica do Campo

Ao sul até a Rua do Comércio ou da Entrada

A leste vai à Rua da Carioca

A oeste até a Rua da Ladeira e mais nada



O tempo arde próximo ao Beco do Inferno

A gente sabe e sempre finge que não vê

E nessa transa de brincar com o eterno

Bem que eu queria por um dia ser você

Mate Socado
Ali era o engenho de socar mate

Um cachorro late lá dentro

Venha ouvir só



Ali era o engenho de socar mate

Um pé de tomate cresce lá dentro

Venha ver só



Ali era o engenho

De socar o mate

Uma mulher branca

Passeia por lá

O Nassib falou



Ali era o engenho de socar mate

Bom pra brincar de 31

Pra brincar de 31



Ali era o engenho de socar mate

Diz que ainda mora homem verde lá dentro

Eu nunca vi
Serraria
Serra serra serraria

Tem pinheiro a dar com o pé

Tem peroba bracatinga

Tem imbuia araribá

Chibatão soita cavalo

Caviúna catiguá

Alecrim canela grande

Copaíba ipê assu

Serra serra serraria

Tem madeira que Deus dá

Serra serra serraria

Tem madeira pra serrar

Serra serra serraria

Tem madeira que Deus dá

Serra serra serraria

Cadê estrada pra levar?



Caminho Velho Itupava

Desce a serra pelo Cadeado

Caminho Velho Itupava

O caminho de ferro tava traçado



Florestas inteiras madeiras de lei

Senhores do espaço deitaram ao chão

Ergueram palácios castelos e reis

Deixaram a devastação

Seresta, Sarau e Novena
Cidade alegre e pequena

Seresta sarau e novena

Sem luz sem água encanada

Portão jardim e sacada

Cidade sem telefone

De gente que tinha nome

E o bonde das onze e meia

Dormia na lua cheia

E o bonde das onze e meia

Dormia na lua cheia

Cidade que mal sabia

Do dia em que chegaria

No meio da cerração



A grande transformação

Nós somos os viajantes

Da Casa Costa Pereira

Trazemos as malas cheias



De tudo quanto ser queira

Da Casa Costa Pacheco

Somos nós a concorrente

As malas cheias trazemos

Do melhor é evidente

Ford de Bigode
A vida moderna já grita

Se agita num Ford de bigode

Quem pode domingo

Dá uma esticada na Ilha do Mel

Ou futebol

À noite tem cena

No Smart Cinema

No Curitibano um sarau pra você

É a vida moderna

Nos olhos da moça

Do Grêmio Buquê



Vamos tomar um café A conversa está boa

E ouvir fox-trote na PRB-2

E depois olhar o sol

Do último andar do Garcez

Caindo pra lá das Mercês

Cobrindo o pinheiro de luz

Curitiba menina mocinha mulher

Se Deus quiser esse tempo não passa

Nos olhos da moça

Não passa mais não

Gelo Crystal
Tinha bonde de burro

Pra quem quisesse virar a cidade

Todo mundo tinha lido o Dom Casmurro

Só faltava a Universidade

Tinha Gelo Crystal

Tinha uísque de alta qualidade

Além disso era uma capital

Só faltava a Universidade



Tinha Festa do Divino

E arrastapé pra tudo que é idade

Mas pra ficar conforme manda o figurino

Só faltava a Universidade



Tinha cantoria

Faltava a Reitoria

Uma pá de menina

Faltava a cantina

Tava cheio de artista

Comunista cdf

Japonês e chutador

Tinha mestre que era mequetrefe

Tinha mestre que era professor



Tinha sorte loteria

Tinha esporte decoreba

Tinha cola e tinha azar

É gente à beça pra entrar nessa escola

Só está faltando o vestibular

Ave de Arribação
Por um sonho de fartura navegar

Pela sede se fazer ao mar

Por um gosto de aventura por um chão

Como ave de arribação



Duas casas duas vidas

Duas asas divididas

Entre o pouso o momento e o movimento

De voar



Ir embora pelo tempo encontrar

Os raios do primeiro sol

Nas mãos que ensinaram



Tantas mãos a trabalhar

Tantas mãos a trabalhar

Tantas mãos a trabalhar

Pra colher da nova terra trabalhar

Uva é vinho trigo é pão

Alimento é esperança trabalhar

Pelos filhos que virão



Novo sonho de fartura

Essa vida é a aventura

Entre o pouso o momento e o movimento

De voar



Novas mãos guardando a arte de ensinar

Outras mãos a trabalhar

Novas mãos que ensinarão

Tantas mãos a trabalhar

Tantas mãos a trabalhar

Tantas mãos a trabalhar

Violeta Pula
Violeta pula

No meio da Rua das Flores

Na raia bidê de três cores

Fazendo o piá gargalhar

E pega o bonde

Na estação do fim do tempo

Que já vai pra onde a lua

Se fez coração do céu

Ao navegar pela cabeça do edifício

Vira o seu chapéu de chuva

Rouba estrelas de neon

Faz uma graça

Na cidade em que o palhaço

É saudade tão sem graça

Essa triste luz azul

Violeta pula

Cidade da Gente
Eles vão começar a dançar In The Mood

Ao som do Genésio

Depois vão se encontrar só pra ver os Queirolo

Num show de trapézio

Elas vão namorar os senhores do corso

Da Rua das Flores

E no dorso dos trilhos vai correr um bonde

Pra onde não sei

Sei que virão os filhos tranzendo uma pá

De gibi pra ir trocando

Estão sentados em bando do lado de lá

Dos cinemas antigos

Os cartazes irão reunir doces turmas

De grandes amigos

Que um dia estarão nos cafés comentando

Esse tempo é um balão

Descaiu tão perfeito que até parecia

Uma nave moderna

Mas pegou de mau jeito no alto da antena

Da televisão

Assim mesmo é eterna no fundo do peito

A cidade da gente

E por ela começa a bater de repente

Cada coração

Curitiba é o homem de cabelo branco

No banco da praça

É a senhora que passa com tantas histórias

Pra me viajar

Curitiba é menina mais linda do mundo

Dançando na dela

Pro carinha maneiro que voa na tábua

De esqueite pra ela

Curitiba é o sujeito que vai pro batente

A pé ou de Expresso

É a gente que mete o peito pra frente

Atrás do sucesso

Curitiba é o progresso com muito respeito

Por nossas crianças

São milhões de esperanças nas ruas nas praças

Floridas de ipê

Curitiba é a história a memória o agora

O que ninguém não vê

Curitiba é uma glória porque Curitiba

Sou eu e você
Samba do Passeio
Já fui lá só pra ver o macaco

Pra ver o pinguim

Mas confesso que tive meu fraco

Por um pedalim

Fosse o lago o lago que fosse

O Passeio era doce

Do Pasquale ao Pigalle

Guaratuba ou Berlim



Começou a ficar mais legal

Quando fui

Pra sacar a batalha campal

De uma tal empregada com um militar

E a rival

Já fui lá pra fumar Caporal Douradinho

Beber muito vinho

E depois passar mal



Já fui lá ver o Nireu Teixeira

Falar e dizer e contar

Fui também pra espantar a canseira

Fui também pra beber o luar



Me passeia Passeio

Passeia Passeio

Passeia Passeio

Até tudo passar

Passeia até tudo parar

Polaca Pixaim
Pandeiros bandolins balalaicas tamborins

Biritam nas biroscas do arlequim

Um surdo de Pequim bate em cada botequim

Anunciando pra você e pra mim

Em nossa capital

Enfim é carnaval

Nasceu a polaquinha do cabelo pixaim



Dizem que era lourinha

Clarinha como as flores do jasmim

Dizem que a polaquinha

Desceu pra ilha maravilha a Ilha do Mel

Pegou o sol que brilha sempre soberano do céu

Até que um dia acordou cor de laranja

Pele macia parecia de cetim

E no lugar bem no lugar da antiga franja

A loura cabeleira pixaim



Sanfonas e flautins frigideiras e clarins

Batucam do Oiapoque ao Xaxim

Pastoras de patim mestre-salas de blue jeans

Saudando a que chegou até que enfim

Em nossa capital

Enfim é carnaval Nasceu a polaquinha do cabelo pixaim

Chucrute, Abacaxi com Vinavuste
signore sivuplé me dá um chops

tindobre panhe vou até pedir rollmops

se a South colabora

tutto il mondo vai pro ahu

kaput gudibái ai loviu

muchacha ragazzina ninguém bucha

que eu taco gasolina na babucha

chucrute abacaxi com vinavuste

são coisas que só Curitiba enruste

Mocinhas da Cidade
As mocinhas da cidade

São bonitas e dançam bem

Dancei uma vez com uma moreninha

Já fiquei querendo bem



E o sol já vai entrando

E a saudade vem atrás

Vou buscar aquela linda moreninha

Para mim viver em paz



Fui na casa da morena

Pedi água pra beber

Não é sede não é nada moreninha

Vim aqui só pra te ver



Embora o teu pai não queira

Que eu me case com você

Mas depois de nós casado moreninha

Ele vai me compreender

Ficha Técnica

Era uma vez (Gallera / Vitola)

Ângela Molteni, Fábio Molteni, Marinho Gallera, Selma Baptista, Paulo Cézar Botas, Reinaldo Godinho: Coro
Milton Ribeiro: Piano Rodhes
Dino Cardoso: Guitarra
Passos, Silvanira Bermudes: Violino
Dalton Scheidt, Geraldo Elias: Trompete
Cloves Candall (Kuko): Baixo
José Gomes: Bateria
Carlos Freitas, Hélio Santana, Marinho Gallera: Percussão
Marinho Gallera e Aquarius Band: Arranjo de Base
Lindolpho Gomes Gaya: Arranjo de Cordas e Sopros


Coré Etuba (Gallera / Vitola)

Paulo Cézar Botas: Voz
Ângela Molteni, Fábio Molteni, Marinho Gallera, Selma Baptista, Reinaldo Godinho: Coro
Ivan Graciano: Acordeon
Dino Cardoso: Violão


Periquito da sorte (Gallera / Vitola)

Paulo Vitola, Marinho Gallera, Selma Baptista: Voz
Ângela Molteni, Marinho Gallera, Selma Baptista, Reinaldo Godinho, Mônica Castro: Coro
Milton Ribeiro: Piano Rodhes / teclados
Dino Cardoso: Guitarra / GR500
Cloves Candall (Kuko): Baixo
José Gomes: Bateria
Marinho Gallera e Aquarius Band: Arranjo


Garimpo (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera: Voz e Violão
Dino Cardoso: Guitarra
Ivan Graciano: Acordeon
José Gomes: Bateria
Carlos Freitas, Marinho Gallera: Percussão
Marinho Gallera: Arranjo

Ó de casa (Vitola)

Paulo Vitola, Paulo Cézar Botas, Marinho Gallera: Voz
Marinho Gallera: Violão
Heney Souza Jr: Viola
Fernando Thá Filho: Oboé
Carlos Freitas, Marinho Gallera: Percussão
Marinho Gallera, Reinaldo Godinho: Arranjo


Pousada (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera: Voz e Violão
Sérgio Bianchi: Viola


Não passe dos limites (Gallera / Vitola)

Paulo Vitola: Voz
Hilton Alice: Piano
Marinho Gallera: Violão
Dino Cardoso: Guitarra
Cloves Candall (Kuko): Baixo
Hélio Brandão: Sax Alto
José Gomes: Bateria


Choro de Rua (Gallera / Vitola)

Paulo Vitola, Marinho Gallera, Ângela Molteni, Selma Baptista: Voz
Lindolpho Gomes Gaya: Piano Rodhes
Dino Cardoso: Violão
Mauro Ramos Bermudes, Marlon Passos, Silvanira Bermudes: Violino
Cloves Candall (Kuko): Baixo
Péricles Varella Gomes: Cello
Zélia Moreira Brandão: Flauta
Carlos Freitas: Bateria
Lindolpho Gomes Gaya: Arranjo

Mate Socado (Gallera / Vitola)

Paulo Vitola, Marinho Gallera, Paulo Cézar Botas: Voz
Dino Cardoso, Marinho Gallera: Violão
Cloves Candall (Kuko): Baixo
José Gomes: Bateria
Lindolpho Gomes Gaya, Carlos Freitas, Paulo Vitola, Paulo Cézar Botas, Marinho Gallera: Palmas
Marinho Gallera: Arranjo

Serraria (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera, Paulo Vitola: Voz
Marinho Gallera: Violão e Viola Caipira
Ivan Graciano: Acordeon
Sy Barreto: Baixo
Carlos Freitas: Bateria e Percussão
Marinho Gallera: Arranjo


Seresta, Sarau e Novena (Vitola)

Marinho Gallera: Voz
Ângela Molteni, Fábio Molteni, Marinho Gallera, Paulo Vitola, Selma Baptista, Reinaldo Godinho: Coro
Hilton Alice: Piano
Luiz Pedro Krul: Flauta
Carlos Freitas: Bateria
Hilton Alice: Arranjo


Ford de Bigode (Vitola)

Paulo Vitola: Voz
Lindolpho Gomes Gaya: Piano Rodhes
Sérgio Bianchi: Violão / GR500
Mauro Ramos Bermudes, Marlon Passos, Silvanira Bermudes: Violino
Péricles Varella Gomes: Cello
Cloves Candall (Kuko): Baixo
Dalton Scheidt, Geraldo Elias: Trompete
Carlos Freitas: Bateria
Lindolpho Gomes Gaya: Arranjo


Gelo Crystal (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera, Paulo Vitola: Voz
Milton Ribeiro: Piano Rodhes
Dino Cardoso: Guitarra / GR500
Cloves Candall (Kuko): Baixo
José Gomes: Bateria
Carlos Freitas, Hélio Santana, Marinho Gallera: Percussão
Marinho Gallera e Aquarius Band: Arranjo


Ave de Arribação (Gallera / Vitola)

Paulo Cézar Botas: Voz
Lindolpho Gomes Gaya: Piano e Arranjo


Violeta, pula (Vitola)

Vocal Opus 4 – Ângela Molteni, Fábio Molteni, Selma Baptista e Amauri Lustosa
Fábio Molteni: Violão
Ângela Molteni: Arranjo

Cidade da Gente (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera, Paulo Vitola: Voz
Ângela Molteni, Fábio Molteni, Marinho Gallera, Paulo Vitola, Selma Baptista: Coro
Lindolpho Gomes Gaya: Piano
Dino Cardoso: Guitarra
Sérgio Bianchi: GR500
Cloves Candall (Kuko): Baixo
Orlando Comandulli: Sax Tenor
Hélio Brandão: Saxes Alto e Soprano
Geraldo Elias: Trompete
Carlos Freitas, Marinho Gallera: Percussão
Lindolpho Gomes Gaya: Arranjo

Samba do Passeio (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera: Voz
Lindolpho Gomes Gaya: Piano Rodhes
Dino Cardoso: Violão
Cloves Candall (Kuko): Baixo
Ernesto Cordeiro: Clarinete
Geraldo Elias: Trompete
Luiz Pedro Krul: Flauta
Orlando Comandulli: Sax Tenor
Carlos Freitas: Bateria e Percussão
Lindolpho Gomes Gaya: Arranjo

Polaca Pixaim (Gallera / Vitola)

Marinho Gallera: Voz
Ângela Molteni, Fábio Molteni, Marinho Gallera, Paulo Vitola, Selma Baptista, Reinaldo Godinho: Coro
Hilton Alice: Piano
Marinho Gallera: Violão
Janguito do Rosário: Cavaquinho
Nelson Gonçalves: Baixo
Osnildo Villain, Paulo Teixeira, Heney de Souza Jr.: Guitarra
Carlos Freitas: Bateria
Carlos Freitas, Marinho Gallera: Percussão
Participação da Lyra Curitibana sob a batuta de Mestre Laiter

Paulo Vitola: Coordenação Geral
Marinho Gallera: Produção e Direção Musical
Carlos Freitas: Mixagem
Gravação original analógica realizada em 16 canais nos Estúdios Sir Laboratório de Imagem e Som, em Curitiba, entre 1981 e 1982. Edição em LP duplo em 1983.
Pré-masterização e edição em DAT executada por Gláucio Groff nos Estúdios Trilhas Urbanas, em Curitiba, dezembro de 1995. Edição em CD em 1996.